Agenda > Comunicados >
 
TV Globo Internacional: Agora no Japão e em Portugal

Voltar para Comunicados



TV Globo Internacional: Agora no Japão e em Portugal

A TV Globo Internacional foi o primeiro canal brasileiro dirigido às comunidades de brasileiros que vivem no exterior, tornando-se a “televisão brasileira no mundo” e a “televisão dos brasileiros”, onde quer que eles estejam. Por meio dela, telespectadores de 105 países podem manter os vínculos culturais com o Brasil, assistindo à programação da Globo 24 horas por dia.

Para aumentar ainda mais esse alcance, a TV Globo Internacional lançou recentemente duas programações customizadas para duas comunidades importantes: os brasileiros que residem no Japão (por meio de uma parceria com a emissora local IPCTV) e os portugueses (através da TV Cabo, maior operador de TV por assinatura de Portugal).


Japão

Os brasileiros representam a terceira maior comunidade de estrangeiros no Japão, atrás somente dos chineses e coreanos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 300 mil imigrantes brasileiros residindo no país, sendo a maioria deles paulista. Trata-se de uma população predominantemente masculina (55%) e jovem-adulta (54% têm entre 15 e 49 anos). Além disso, 85% dos decasséguis adultos têm nível escolar igual ou superior ao ensino médio.

A TV Globo Internacional representa um retorno às raízes e o reforço da própria identidade para esses brasileiros que vivem no Japão, considerando que três quartos da comunidade decasségui tem como principal atividade de lazer o hábito de assistir TV. Algumas adaptações foram realizadas exclusivamente para a programação do sinal japonês, a partir de pesquisas realizadas junto aos assinantes:

  • Exibição de telejornais com notícias do Brasil ao vivo* (Jornal Nacional às 8h15 e Jornal Hoje
    às 1h15 – horário de Tóquio).
  • Reprise do Jornal Nacional às 20h15, horário em que muitos telespectadores estão retornando do trabalho;
  • Mais programação infantil (um terço dos decasséguis são casados e possuem filhos com
    menos de 12 anos);
  • Exibição de programação local da IPCTV: Jornal IPC, Aprendendo Japonês, Planeta Japão IPC e Agenda Mais IPC.

    (*) Exceto durante o Horário de Verão do Brasil.


    Uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destaca que os decasséguis remetem, em média, US$ 2,2 bilhões/ano ao Brasil. O Ministério da Justiça do Japão também afirma que:
  • Quase 20% dos ganhos dos decasséguis são transformados em remessas para o Brasil;
  • 30% deles as enviam para mais de um parente;
  • 70% fazem remessas médias de US$ 600, 14,5 vezes ao ano;
  • 85% das remessas são destinadas a gerar poupança para financiar a educação de filhos e parentes, abrir negócio e adquirir imóvel próprio;
  • 93% dos emigrantes que remetem dinheiro têm conta em banco no Japão e mais da metade deles também têm no seu país de origem.


    Portugal

    Há exatamente 30 anos foram exibidas as primeiras cenas da novela “Gabriela” no território português. Desde então, mais de uma centena de produções, novelas e minisséries da TV Globo já encantaram milhares de portugueses, reforçando o vínculo cultural entre o Brasil e a comunidade lusitana.

    Com o intuito de estreitar e valorizar ainda mais esta relação, a TV Globo e a TV Cabo lançaram no dia 1º de outubro o canal TV Globo Portugal.


    O Canal

    A TV Globo Portugal é um canal premium à la carte, transmitido 24 horas por dia (via satélite e cabo) com qualidade digital, totalmente em português. Seu público-alvo é composto por portugueses e brasileiros que procuram um canal de entretenimento para toda a família, com programação variada e de qualidade, com perfil internacional.

    A Programação

    A TV Globo Portugal oferece uma programação composta por programas de destaque da TV Globo e da Globosat, formando uma mistura de caras conhecidas e novos talentos. Jô Soares, Marília Gabriela e Serginho Groisman estarão lado a lado com outros programas ainda inéditos em Portugal, como Toma Lá Dá Cá, Estrelas, Saia Justa, Superbonita, Manhattan Connection, entre outros.

    Variedade e um alto padrão de qualidade marcam uma grade de programação inédita que oferece entretenimento, informação e educação por meio de talk shows, minisséries, as novelas mais marcantes, programas infantis, documentários, noticiários e humorísticos.

    O Modelo de Operação

    A programação da TV Globo Portugal terá como base a grade exibida no Sinal Europa/África. Durante a maior parte do dia, uma mesma programação (com os mesmos intervalos comerciais) será exibida nos continentes europeu (incluindo Portugal) e africano. A exceção é a faixa horária
    das 16h45 às 20h40 (horário de Lisboa), em que o Sinal Europa/África exibe as Novelas I, II e III. Estas continuam a ser exibidas em Portugal pela SIC, parceira de longa data da TV Globo.

    Nesta faixa horária diferenciada, os assinantes da TV Globo Portugal têm uma programação especial que será exibida exclusivamente para o território português. São programas de variedades da Globosat, novelas recentes de grande sucesso (a primeira é Celebridade) e notícias do dia do Globo Esporte e Jornal Hoje.

    Para mais informações, consulte o Atendimento Comercial da Rede Globo.