Informações Comerciais > Manual Básico de Mídia  > Custo por Mil

Índice



Custo por mil

Existem várias formas de escolher os melhores programas para veicular um comercial de TV. Uma das mais utilizadas pelos especialistas em mídia é a análise do custo por mil.

O primeiro passo para essa análise é verificar o tipo de pessoa que realmente assiste a cada programa. Depois, descobrir quantas são as que interessam, isto é, aquelas que podem comprar determinado produto. O próximo passo é verificar quanto custa para anunciar em cada programa; calcular quanto custa para atingir, com o programa escolhido, cada pessoa que interessa. E escolher, comparando todos eles.

Não é isso, por exemplo, que faz um empresário quando compra matéria-prima para a sua indústria ou produtos para a sua loja? Ou ele compra só pelo preço do lote, não se importando com quantidade ou qualidade? É isso que os especialistas em mídia fazem. Porém, como a TV atinge milhares de pessoas ao mesmo tempo, eles calculam quanto custa para atingir lotes de mil pessoas com cada programa. Confira o exemplo dos programas A e B. O primeiro atinge 10 mil pessoas e cobra R$ 1.000 por comercial; o segundo cobra R$ 2.000 por um comercial e atinge 40 mil pessoas.

É claro que o programa B, apesar de ter um preço maior, não é o mais caro, pois é a melhor escolha do ponto de vista da rentabilidade. O programa A teria que custar a metade do preço para ter a mesma rentabilidade e, ainda assim, estaria atingindo bem menos pessoas de cada vez.

E como podemos saber quantas pessoas assistem a cada programa? E que tipo de pessoas são? Quantos consumidores potenciais de um produto assistem a este ou àquele programa? É para isso que existem as pesquisas de audiência. E as emissoras de TV, bem como a maioria das agências de propaganda, compram essas pesquisas para mostrar aos seus clientes a eficiência dos programas. O anunciante deve exigir essa informação do profissional que o atende. Ele está investindo um bom dinheiro e precisa ter condições de avaliar se a opção oferecida é a melhor.

Nem sempre anunciar no programa de menor preço ou com o maior desconto é a escolha ideal. Comprar só pelo preço pode ser um mau negócio.